sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Apóstolo Valdomiro e o Arianismo - Por Sandro Gomes

Jesus não foi um homem que ousou ser Deus, mas Deus que se dignou ser homem. O Filho é
coeterno com Deus Pai. À luz de Colossenses 1.16 e Apocalipse 3.14, Ele, o Filho, "é a origem de tudo que Deus Criou." O rei Davi é chamado na Bíblia de primogênito mesmo sendo o filho mais novo de Jessé. Isto fala de primazia. O Filho é o Deus Todo-Poderoso em Ap.1.8. Assim como Atanásio combateu a heresia de Ário, nós devemos com veemência combater o moderno arianismo esboçado pelos modernos heréticos.

Infelizmente, tomei conhecimento através do blog do Renato Vargens, e confirmei no site da Igreja Mundial do Poder de Deus, que o Apóstolo Valdomiro declara que o Pai é sempiterno, já o Filho é Eterno; mas pelo contexto da mensagem, o líder da I.M.P.D. ensina que o Filho foi o primeiro ser que Deus criou. Esta doutrina é esboçada pela seita denominada "Testemunhas de Jeová" .

Em virtude da heresia publicada acima, transcrevo a seguir, o Credo de Atanásio formulado no quinto século, citado pelo teólogo e judeu messiânico Mayer Pearlman (in memorian), em seu livro de Teologia Sistemática (Conhecendo as Doutrinas da Bíblia) :

Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade. Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância. Pois a a pessoa do Pai é uma, a do Filho outra, e a do Espírito Santo, outra. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma divindade, glória igual e magestade coeterna. Tal qual é o Pai, o mesmo são o Filho e o Espírito Santo. O Pai é incriado, O Filho incriado, o Espírito Santo incriado. O Pai é imensurável, o Filho é imensurável, o Espírito Santo é imensurável. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E, não obstante, não há três eternos, mas sim um eterno. Da mesma forma não há três seres onipotentes, mas sim um Onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. No entanto, não há três Deuses, mas um Deus. Assim como a veracidade cristã nos obriga a confessar cada Pessoa individualmente como sendo Deus e Senhor, assim também ficamos privados de dizer que haja três Deuses ou Senhores. O Pai não foi feito de coisa alguma nem criado, nem gerado. O Filho procede do Pai somente, não foi feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procedente. Há, portanto, um Pai, não três Pais; um Filho, não três Filhos; um Espírito Santo, não três Espíritos Santos. E nesta trindade não existe primeiro nem último; maior nem menor. Mas as três Pessoas coeternas são iguais entre si mesmas; de sorte que por meio de todas, como acima foi dito, tanto a unidade na triandade como a trindade na unidade devem ser adoradas.

Nota do escritor Myer Pearlman: A declaração acima pode parecer-nos complicada, por tratar-se de pontos sutis; mas nos dias primitivos demonstrou ser um meio eficaz de preservar a declaração correta sobre verdades tão preciosas e vitais para a igreja.

É importante ressaltar que a palavra trindade não se encontra na Escrituras, é um termo teológico que procura não se deslocar para extremos, nem para o lado da Unidade (sabelianismo) nem para o lado da Tri-unidade (triteísmo).

Em defesa da sã doutrina, concluo esta análise , com uma perspectiva de escrever mais sobre o tema em foco.

No serviço do Mestre, Sandro Gomes. E-mail: prsandrogomes@ig.com.br

2 comentários:

  1. Muito bom meu irmão, gostei muit do texto. Interessante que apesar de um tanto complicado, dentro do nosso coração essa verdade se torna simples quando prestamos adoração ao nosso Deus em espírito e em verdade! abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. A verdade do Evangelho é simples e impactante. Às vezes precisamos usar alguns termos teológicos em nossas argumentações bíblicas, entretanto, louvamos ao Eterno Deus pelo comentário coerente do irmão.

    No serviço do Mestre, Sandro Gomes. E-mail: prsandrogomes@ig.com.br

    ResponderExcluir