segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OS MANDAMENTOS DO CASAL - SEMISFAM - Seminário sobre Família

1- Os dois nunca devem irritar-se ao mesmo tempo. Isto significa evitar a explosão, pois quanto mais a situação for  complicada, mais a calma é necessária. 

2- Nunca gritar um com o outro, a não ser se a casa estiver em chamas. Quem  tem bons argumentos não precisa gritar,  pois , quanto mais a pessoa grita menos é ouvida.

3- Se alguém deve ganhar a discursão, deixe que seja o outro. Perder uma discursão pode ser um ato de inteligência e amor.

4-Se for inevitável criticar, faça-o com amor. A outra parte precisa entender que aquilo que foi dito tem o objetivo de somar e não dividir.

5- Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado. A pessoa é sempre maior do que seus erros. E ninguém gosta de ser caracterizado pelos seus defeitos.

6- Seja displicente com qualquer pessoa, menos com o seu conjuge. Na vida a dois tudo pode ser importante... A felicidade nasce das pequenas coisas.

7- Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo. Se isso não acontecer, amanhã o  problema pode ser pior.

8- Pelo menos uma vez ao dia, diga ao outro uma palavra de agrado. Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de dizer isto em voz alta.

9- Cometendo um erro, prepare-se para admiti-lo e pedir desculpas. Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite um erro demonstra ser honesto.

10- Quando um não quer, dois não brigam! É a sabedoria popular que ensina isto, mas esta mesma sabedoria lembra que " dois bicudos não se beijam... "  Alguém tem que tomar uma iniciativa, quebrar o ciclo. Tomar a iniciativa é um gesto de maturidade e amor, cede mais quem ama mais.

Fonte: Carlinhos e Maura  (transcrito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário